
Rezum: tratamento a vapor para próstata aumentada
O procedimento Rezum trata a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), condição que causa o crescimento da glândula prostática e o bloqueio da uretra causando sintomas que afetam sua habilidade de micção e ejaculação.
Ele utiliza um instrumento específico com o vapor de água pressurizado para reduzir o tecido prostático em áreas específicas, sem a necessidade de incisões e sangramentos. O procedimento é minimamente invasivo e feito com anestesia geral ou local para reduzir o desconforto do paciente.
Cada tratamento dura 9 segundos, nos quais o vapor d’água é distribuído pela determinada área de tecido prostático. Quando o vapor retorna ao estado líquido, toda a energia armazenada é expelida, causando a morte das células daquele tecido. Com o passar do tempo, o corpo naturalmente remove as células mortas e diminui o tamanho da próstata e aliviando os sintomas do HPB.
Para quem é indicado?
A Terapia Rezum tem como objetivo aliviar sintomas, obstruções e reduzir o tecido prostático excessivo associado com a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Esse tratamento é indicado para homens acima dos 50 anos, aqueles com próstatas ≥30 cm³ e ≤80 cm³, ou Hiperplasia Prostática na zona central e/ou lobo mediano.
A Hiperplasia Prostática Benigna afeta cerca de 50% dos homens após os 50 anos, portanto a observação e acompanhamento médico em caso de dúvida é recomendado.
O que esperar após o tratamento
Após o procedimento, você será receitado antibióticos orais para ajudar com sua recuperação. Seu médico pode recomendar o uso de um cateter urinário durante os primeiros dias, para facilitar a micção e proteger a cicatrização do procedimento.
Durante as primeiras semanas, é importante evitar atividades pesadas ou aquelas que possam causar irritações a próstata. Consulte seu médico por recomendações específicas. Em alguns dias, você poderá retornar a suas atividades diárias.
Juntamente, é comum experienciar irritações durante a cicatrização, urgência e frequência urinária durante os primeiros 7 a 10 dias pós procedimento, assim como sangue na urina.
A maioria dos pacientes começam a experienciar o alívio dos sintomas em até 2 semanas, com maiores alívios em até 3 meses. A resposta do corpo varia a cada paciente.
Um estudo conduzido em 2021 apresentado no congresso da AUA (Associação Americana de Urologia) analisou os resultados de pacientes que optaram pelo tratamento Rezum 5 anos após o procedimento, revelando que pacientes tiveram uma melhora significativa e durável nos sintomas urinários e fluxo durante o período.
Nesse mesmo estudo, foi confirmado que a Terapia Rezum é um tratamento seguro e eficaz que preserva a função sexual além de diminuir os sintomas do trato urinário inferior (LUTS), melhorando a qualidade de vidados pacientes ao longo prazo.
Além das melhorias nos sintomas e na qualidade de vida, a taxa de retratamento cirúrgico foi baixa, com apenas 4,4% dos indivíduos submetidos à cirurgia em 4 anos.
O Dr. Gino Pigatto Filho é urologista com grande experiência em Cirurgia Urológica Avançada e é entusiasta de tecnologias minimamente invasivas com destaque para a Endourologia, Videocirurgia, Cirurgia Oncológica e Robótica. Confie no Dr. Gino para um atendimento e tratamento humanizado, personalizado e eficaz.
VOLTAR