
PSA: saiba tudo sobre o exame, o que é e como é feito
No mundo da urologia, o exame PSA é uma ferramenta extremamente importante para a detecção precoce do câncer de próstata. O exame analisa os níveis da proteína produzidos pela próstata, assim como ajudar na observação da saúde prostática em geral do paciente.
Ao monitorar regularmente os níveis desse exame, urologistas conseguem identificar quaisquer abnormalidades cedo, permitindo ações preventivas e tratamentos focados.
O que é o exame antígeno prostático específico (PSA)?
O Exame PSA é um exame sanguíneo, principalmente utilizado para o diagnóstico do câncer de próstata. O exame mede a quantidade de antígeno prostático específico (PSA), cujo é uma proteína produzida por ambos tecidos cancerígenos e não cancerígenos localizados na próstata, uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga masculina.
Esse exame pode identificar níveis anormalmente altos de PSA, o que pode ser indicativo da presença do câncer prostático. Porém, outros diagnósticos como a próstata inflamada, também pode levar a níveis altos de PSA. Com isso, determinar o que é considerado um nível anormal pode ser complexo.
Não existe um nível “normal” de PSA durante um exame – seus níveis costumam flutuar durante a vida do homem, aumentando conforme o envelhecer. Para descobrir se existe um problema com seu nível, médicos analisam o que é considerado “normal” para a sua idade atual.
Por que esse exame é feito
O câncer de próstata é considerado o 4° câncer mais comum com 1.41 milhões de casos globalmente, e frequentemente uma das maiores causas da morte cancerígena.
O exame de PSA pode ajudar a prevenir 3 a cada 1,000 homens de sofrerem com a morte cancerígena, descobrindo o câncer antes que demonstre sintomas perigosos e diminuir o risco do desenvolvimento e dispersão pelo corpo.
O que o nível de PSA informa?
Devido a glândula prostática possuir fluxo sanguíneo alto, pequenas quantidades de PSA constantemente passam pelo sangue e suas veias. Níveis de PSA abaixo de 3 nanogramas por milímetro (ng/ml) são considerados normais, com níveis alterados podendo ser causados por outros fatores além do câncer, como:
- Uma inflamação na glândula prostática
- Uma próstata aumentada benigna
- Uma Infecção do trato urinário (UTI)
- Pressão constante sendo aplicada a próstata, como por exemplo ao andar de bicicleta.
O Exame de PSA é feito com a análise de amostras sanguíneas, em casos de suspeitas e sintomas anormais. Seus resultados são normalmente disponibilizados em uma semana após a coleta, mas a espera pode variar.
O Dr. Gino Pigatto Filho é urologista com grande experiência em Cirurgia Urológica Avançada e é entusiasta de tecnologias minimamente invasivas com destaque para a Endourologia, Videocirurgia, Cirurgia Oncológica e Robótica. Confie no Dr. Gino para um atendimento e tratamento humanizado, personalizado e eficaz.
VOLTAR